Destinação de resíduos sólidos no Oeste Paulista

Reafirmando o propósito do Conselho de colocar a expertise de profissionais e empresas da área tecnológica à disposição do poder público e da sociedade, o acordo de cooperação técnica firmado entre o Crea-SP e o Consórcio Intermunicipal de Resíduos Sólidos do Oeste Paulista – CIRSOP foi o destaque da sessão plenária do mês de abril, realizada no último dia 20 na Sede Angélica do Conselho.

Acima, a partir da esquerda, o vice-presidente Mamede; o prefeito Roger Gasques e o presidente Vinicius Marchese

O acordo assinado pelo presidente do Crea-SP, Eng. Vinicius Marchese; seu vice-presidente, Eng. Mamede Abou Dehn Junior; e o presidente do Consórcio e prefeito do município de Álvares Machado, Roger Fernandes Gasques, prevê a troca de informações, cooperação, integração técnica e divulgação de legislação das atividades profissionais nas áreas abrangidas pelo Sistema Confea/Crea e objetiva reduzir o índice de infrações à legislação vigente para, assim, prevenir riscos e ações emergenciais naqueles municípios.

Compõem atualmente o Consórcio as cidades de Alfredo Marcondes, Álvares Machado, Caiabu, Iepê, Martinópolis, Paraguaçu Paulista, Presidente Bernardes, Presidente Prudente, Presidente Venceslau, Rancharia, Regente Feijó, Santo Anastácio e Santo Expedito.

“Estamos colocando o Crea-SP e toda essa gama de conhecimento técnico de profissionais e empresas à disposição do Consórcio, para que este convênio se torne efetivamente uma ferramenta de melhoria dos municípios e, consequentemente, da vida da população”, ressaltou o presidente do Crea-SP.

“É uma grande felicidade contar com uma instituição de tanta credibilidade como o Crea-SP na construção deste projeto tão sonhado em nossa região”, disse o prefeito Gasques, destacando ainda “a dificuldade que os municípios têm de contar com um corpo técnico capaz de elaborar projetos dessa magnitude”.

“Este é um exemplo do quanto o Crea-SP pode contribuir com os profissionais e a sociedade ao se fazer presente em consórcios dessa natureza e, em sua função técnica, agregar valor aos assuntos que resultam em benefícios à população”, concluiu o vice-presidente Mamede.

 

Homenagens a entidades de classe

Importantes parceiras do Crea-SP nos municípios em que atuam, as entidades de classe representadas no Plenário do Conselho são o exemplo vivo de como (e quanto) a valorização profissional pode colaborar para o desenvolvimento das cidades.

Durante a sessão plenária de abril, duas delas foram homenageadas pela passagem de datas importantes: a Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de São José do Rio Preto, por seus 70 anos de história celebrados em 22 de abril, e a Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de Indaiatuba, pelos seus 45 anos celebrados em 18 de março.

Na foto acima, ladeando o presidente do Crea-SP, a partir da esquerda: o conselheiro Eng. Agr. Muhamad Alahmar; o presidente da Associação de Rio Preto, Eng. Civ. Cesar Vessani; o chefe da Unidade de Rio Preto, Eng. Civ. André Grisi; e o inspetor especial Eng. Civ. Guilherme de Oliveira Martins.

Representada na cerimônia por seu presidente, Eng. Civ. Cesar Antonio Vessani, a Associação de Rio Preto nasceu como Sociedade dos Engenheiros e, em 1970, foi declarada uma entidade de utilidade pública pelo município. Quatro anos depois, o Crea-SP instalou uma unidade de Inspetoria na cidade e, já no ano seguinte, era inaugurada a sede própria da entidade.

Já a Associação de Indaiatuba tem, desde a sua formação, o propósito de defender os interesses da área tecnológica e de seus profissionais, além de promover estudos técnicos e debates sobre questões públicas que afetem a comunidade. A participação em projetos como o Moradia Econômica, Pró-Cidadão e Reforma Fácil, por meio dos quais muitas famílias têm atendimento e suporte técnico gratuitos, é um bom exemplo de parcerias bem-sucedidas com o poder público local. Na homenagem realizada durante a plenária, a entidade foi representada por seu presidente, o conselheiro Eng. Civ. Alexandre Moraes Romão.

Produzido pela Superintendência de Relações Institucionais e Comunicação

Reportagem: Jornalista Perácio de Melo – SUPRICOM


ACESSE

Compartilhe: