Jaguariúna fecha etapas regionais do Colégio de Inspetores

A quarta e última etapa regional do Colégio de Inspetores 2023 aconteceu no fim de semana, entre os dias 26 e 27 de maio, em Jaguariúna. Foram cerca de 700 pessoas entre inspetores e profissionais do Crea-SP de 80 municípios (representando as regiões administrativas de Ribeirão Preto, Araraquara e Mogi Guaçu), além de engenheiros, agrônomos, geocientistas, tecnólogos e sociedade civil, que participaram dos debates sobre cidades inteligentes no intuito de contribuir para o futuro dos municípios paulistas.

“Chegamos até aqui com o objetivo cumprido, que foi executar as quatro etapas dentro do conceito de cidades inteligentes, a partir dos eixos temáticos, envolvendo o maior número de pessoas possível para discutir a eficiência da fiscalização e a melhoria dos serviços oferecidos por meio de trabalhos técnicos dos profissionais das Engenharias, Agronomia e Geociências, conectando-os às ideias que podem realmente ajudar a população”, declarou o presidente do Crea-SP, Eng. Vinicius Marchese.

Palco do encerramento deste trabalho que deve consolidar ainda uma série de relatórios técnicos sobre os temas de saneamento básico, acessibilidade, agricultura e políticas públicas, desenvolvimento urbano e habitação, participação feminina na área tecnológica e licitações, todos destacando a importância da capacitação profissional, Jaguariúna foi eleita a cidade brasileira mais inteligente e conectada (no recorte de municípios de 50 a 100 mil habitantes) pelos últimos quatro anos consecutivos, de acordo com o ranking Connected Smart Citites. “É uma honra receber todos esses engenheiros e engenheiras para discutir temas que vêm ao encontro do prêmio que recebemos”, afirmou a vice-prefeita Rita Bergamasco.

A abertura do evento, na sexta-feira (26/05), contou ainda com a presença dos presidentes do Confea, Eng. Joel Krüger, e do Crea-AM, Eng. Afonso Lins, que ressaltaram o protagonismo da iniciativa paulista.

Construindo o futuro

‘De 0 a 10, o quanto a sua cidade é inteligente?’. Esse foi o questionamento que a palestrante e cientista social Fernanda Lima levou aos 700 participantes no sábado (27/05). Por meio de um aplicativo, a nota geral computada foi 3, o que mostra a necessidade de transformação do espaço urbano para geração de conectividade, tecnologia, segurança, sustentabilidade, inovação e integração. “Existem muitas cidades dentro de um mesmo município. Em São Paulo, a expectativa de vida no Jardim Paulista é de 81 anos, enquanto no Jardim Ângela cai para 59. A inteligência que falamos, ao tratar das cidades inteligentes, não deve ser tratada como um status a ser alcançado, e sim como um esforço contínuo para oferecer qualidade de vida para todos”, defendeu Fernanda.

Foi com esse intuito que os grupos temáticos se dividiram ao longo do dia para propor soluções que possam efetivamente contribuir para a solução dos problemas locais. “Acredito que a mulher vai fazer muita diferença no mercado de trabalho e espero que façamos cada vez mais a diferença não só nas profissões, mas no futuro das cidades e da diversidade da área tecnológica”, disse a Eng. Flavia Estevam, inspetora do Crea-SP em Socorro.

O Eng. Yves Carbinatti, secretário de Esportes de Rio Claro, acompanhou o tema sobre a nova Lei de Licitações e parabenizou a iniciativa. “O que o Crea-SP está fazendo é muito atual e importante porque as cidades atendem à população toda. Já estava falando com o Jurídico porque precisamos nos adequar à nova legislação e agora vamos aproveitar desse conhecimento. Os esportes, por mais que muitos pensem que não, têm tudo a ver com Engenharia”, pontuou. O engenheiro, que é cadeirante, também elogiou a organização e a acessibilidade do Colégio.

A integração chegou até mesmo a quem não é da área tecnológica, mas entende o papel fundamental das profissões. Ariane Torres, por exemplo, é empresária em Taquaritinga, que fica a mais de 200 quilômetros de Jaguariúna, mas fez questão de participar com o marido, o Eng. Luis Carlos Lourençano. “Todo ano participo. Vejo o quanto tem a ver com o nosso dia a dia e tudo que fazemos”, finalizou.

O Colégio de Inspetores 2023 volta em agosto, para a etapa estadual, que será realizada em Santos. Mais informações em breve.


Compartilhe: