Crea-SP reúne comunidade de atendimento

Crea-SP reúne comunidade de atendimento

“Nosso princípio é o atendimento de qualidade, não importa o canal”. A fala do gerente de Atendimento e Experiência do Cliente do Crea-SP, Adm. Rodnei Santos Dourado, simboliza a responsabilidade do trabalho de cerca de 500 colaboradores que se reuniram no Summit de Atendimento, um encontro estadual das frentes de contato com a área tecnológica, realizado nesta sexta-feira (28/07) pelo Conselho. O evento trouxe para a capital paulista equipes das sedes, unidades e entidades de classe de todo o estado de São Paulo, para uma atualização de procedimentos dos serviços prestados às Engenharias, Agronomia e Geociências, com o objetivo de unificar as atividades e a comunicação com os profissionais.

“O atendimento tem uma necessidade e uma cobrança para ir além da resolução de problemas. Esse encontro de toda a comunidade de atendimento foi planejado para oferecer ferramentas e capacitação para que os nossos colaboradores possam evoluir profissionalmente, acompanhando o movimento de transformação do Conselho, e, assim, construirmos uma estrutura melhor e serviços melhores para os profissionais”, afirmou o presidente do Crea-SP, Eng. Vinicius Marchese.

Com o tema ‘Várias vozes conectadas pelo conhecimento’, o Summit serviu para colocar em pauta as novidades do Sistema Confea/Crea, como a Resolução 1.137/2023, que modificou alguns aspectos legais do registro de Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) e do Acervo Técnico-Profissional e instituiu a Certidão de Acervo Operacional (CAO), serviços que as equipes de atendimento precisam conhecer de perto. “Essa resolução foi baixada devido à Nova Lei de Licitações, que exige que as empresas apresentem uma certidão de acervo operacional, algo que não existia para nós”, comentou o advogado Auro de Moraes, chefe da Equipe de Atendimento aos Profissionais, Empresas e Instituições de Ensino do Crea-SP (EAPEIE).

Os novos serviços de visto, interrupção e reativação de registro, agora disponibilizados on-line, via CreaNet, também foram destrinchados durante o evento, atualizando os participantes sobre o fluxo interno que dá vazão às solicitações da área tecnológica. “Os colaboradores são o nosso primeiro público. Eles precisam ser comunicados das mudanças para poder levar essa informação para o profissional”, explicou a superintendente de Relações Institucionais e Comunicação do Conselho, jornalista Priscilla Marques.

Mas seja na inovação de processos, na comunicação das mudanças ou na adoção de novas tecnologias para facilitar e otimizar rotinas, a transformação do Crea-SP depende da iniciativa de quem forma o Conselho. Por isso, o engajamento e a empatia se tornam destaques de desempenho. “Empatia para nos colocarmos no lugar do outro e alteridade para respeitá-lo”, disse Cristiano Carlos Mariz Waster, da Unidade de Gestão e Inspetoria (UGI) de Presidente Prudente. O colega, Flávio Campanha Kawano, da UGI Adamantina, completou: “Sempre tenho o seguinte pensamento: sou cliente também. Em algum momento da vida, preciso ser atendido e nem sempre saio contente, aliás, quase sempre descontente. Não quero isso para a Unidade ou para o Crea-SP. Quero que o profissional saia de lá satisfeito”, defendeu Kawano.

É essa descentralização do perfil de atendimento e o conhecimento compartilhado que tem feito a diferença no trabalho dentro e fora do Conselho. “Nosso papel é oferecer os meios para que as melhorias aconteçam e dar as ferramentas para que vocês possam oferecer a melhor experiência e o melhor serviço. É isso que estamos fazendo hoje”, pontuou o diretor administrativo do Crea-SP, Eng. Luis Chorilli Neto, presidente da Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Piracicaba (AEAP).

Atenção ao colaborador

Antes mesmo de chegar ao Summit de Atendimento, os colaboradores já haviam participado de treinamentos ao longo dos últimos meses nos encontros regionais do Colégio de Inspetores. Agora, em âmbito estadual, eles puderam se reencontrar e trocar percepções da implementação dos novos formatos de trabalho, que tem a colaboração no centro. “Por que colaborar? O nosso sucesso depende em 85% da nossa capacidade de gerar parcerias e parceria é, basicamente, reciprocidade e colaboração”, mencionou a consultora Bianca Nesi, criadora de um método de desbloqueio criativo e colaborativo.

A parceria principal no ecossistema do Conselho começa com os colaboradores. “O que consideramos mais importante são vocês. Por isso, o foco dessa integração são vocês. Esse é um passo para que a gente possa atingir esses objetivos”, finalizou a diretora de Entidades de Classe, Eng. Lígia Marta Mackey.

 

ACESSE

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