Começa a 78ª SOEA

Começa a 78ª SOEA

Teve início, nesta terça-feira (8/08), no Rio Grande do Sul, a 78ª edição da Semana Oficial de Engenharia e Agronomia. Realizado anualmente pelo Sistema Confea/Crea e Mútua, o evento, este ano, trata dos temas mais atuais da área tecnológica: inteligência artificial, metaverso, inovação e diversidade e equidade nas profissões.

A comitiva paulista, formada por representantes do Crea-SP e da Mútua-SP, já está participando desse primeiro dia em Gramado. “Hoje, um profissional da área tecnológica precisa complementar a formação técnica com habilidades pessoais que só se aperfeiçoam quando há uma troca de experiências e conhecimentos com outras pessoas. A SOEA é esse encontro, dentro do Sistema, para que possamos, entre Conselhos Regionais, e demais interessados, encontrar referências e ambientes, por meio de conexões, que possibilitem isso para os engenheiros, agrônomos, geociências, tecnólogos de todo o País”, detalhou o presidente do Crea-SP, Eng. Vinicius Marchese.

Já a Caixa de Assistência dos Profissionais, a Mútua Nacional, entra na programação com palestras, atendimento, disponibilização de benefícios e de iniciativas de fomento à empregabilidade e mentoria profissional, com serviços de consultoria de currículo, mapeamento comportamental, dicas de presença nas redes sociais, foto profissional, entre outros. As ações têm o intuito de promover valorização e acolhimento ao profissional, prestando o suporte social, cultural e pessoal que ele precisa para se desenvolver nas diferentes fases de sua carreira.

Também durante a SOEA, serão apresentados os resultados da pesquisa demográfica ‘O Futuro das Engenharias no Brasil’, com o presidente da Mútua, Eng. Agr. Francisco Almeida. “O direcionamento das ações do Sistema para a valorização profissional deve ser dado, não pela valorização em si, mas pelas necessidades das empresas, para, então, através de uma lógica reversa, fomentar o desenvolvimento e o aprimoramento de nossas profissões”, destacou.

Assim, segundo o engenheiro, “é possível identificar oportunidades de atuação, além de ações e parcerias necessárias para que criemos, no Brasil, condições mais favoráveis para que o setor produtivo amplie a contratação dos serviços e produtos dos quase 1,1 milhão de profissionais registrados, e para que a sociedade os reconheça como agentes fundamentais para seu bem-estar”, concluiu Almeida.

Você pode acompanhar as notícias sobre a 78ª SOEA no site soea.org.br e a participação do Crea-SP no Instagram.

 

Produzido pela CDI Comunicação com informações da Mútua


ACESSE

Compartilhe: